Arouca é uma aldeia portuguesa localizada na margem esquerda do rio Douro - entre o rio Paiva e o Arado. Uma região muito agradável onde se destaca a boa gastronomia, especialmente a vitela e o cabrito. A doçaria conventual é outra das grandes riquezas desta terra. As castanhas doces, os charutos de amêndoa, as barrigas de freira, as roscas ou as morcelas doces são confecionadas desde que as freiras habitam no convento e são verdadeiros "manjares dos deuses".
Um dos monumentos mais emblemáticos desta região é a Praça Brandão de Vasconcelos que alberga a bonita Capela da Misericórdia que foi edificada em 1612.
O Mosteiro de Arouca é imponente. Fundado no século X, a vila desenvolveu-se em redor deste monumento que ganhou notoriedade com a ajuda de D. Mafalda, filha de D. Sancho I. Em 1256, D. Mafalda faleceu, tendo sido posteriormente beatificada em 1792. Um ano mais tarde os seus restos mortais foram transladados para este local, onde ainda hoje repousam numa urna feita em ébano, bronze, cristal e prata.
Outro dos locais a visitar em Arouca é a Capela de Santo António que foi construída no século XVIII. Este espaço fia localizado próximo do edifício dos Paços do Concelho.
Arouca
Outubro 2017





