Budapeste é uma cidade maravilhosa e que já estava nos meus planos há alguns anos. Finalmente em Março tive a oportunidade de a "conhecer" e a sorte de "apanhar" um tempo fantástico, o que tornou esta capital ainda mais bonita e mágica.
Um dos primeiros locais que visitei foi a Citadella, que fica no alto da Colina Gellért. Este espaço foi construído como estrutura de defesa durante o Império Austro-Húngaro e posteriormente na Segunda Guerra Mundial serviu de bunker. Depois de uma subida é possível chegar bem perto do Monumento à Liberdade, uma estátua com 14 metros que foi erguida em 1947, em homenagem aos soldados soviéticos. Mas o melhor deste local é mesmo a vista que se tem de Buda e Peste.
Outro cartão-postal da capital Húngara é a Praça dos Heróis. Uma praça com diversos monumentos em homenagem aos sete líderes das tribos que fundaram este país e de todos os reis do início da monarquia. Nas suas laterais este local alberga o Museu das Belas Artes e o Kunsthalle - um espaço dedicado à arte contemporânea.
Perto desta praça encontra-se um dos museus mais interessantes de Budapeste: a Casa do Terror (Terros Háza). Anteriormente este edifício foi sede de nazistas em 1944 e comunistas de 1945 até 1956. Atualmente explica de forma bem interativa e explícita toda a história de um país que viveu verdadeiras atrocidades durante longos anos.
Budapeste - Hungria
Março 2017






