A história da Eslováquia é muito recente... isto porque, este país da Europa do Leste apenas se tornou independente no dia 1 de Janeiro de 1993, após a dissolução pacífica da Checoslováquia. Desde aí tem vindo a crescer, tendo-se tornado membro da União Europeia em 2004.
O primeiro local que visitei nesta agradável e simpática cidade foi o Palácio Presidencial, também conhecido como Palácio de Grassalkovich.
Depois desta curta visita, passei pelas ruas Ventúrska e Michalská onde se encontram inúmeros cafés e restaurantes. Estas ruas levam-nos até ao famoso Portão de São Miguel, que é um dos cartões-postais da cidade.
Mas o grande objetivo desta visita era mesmo conhecer o maior ícone de Bratislava, ou seja o seu Castelo, com as suas quatro torres nos vértices que são consideradas o símbolo da cidade. Este monumento foi construído no século X e dali consegue-se ter uma vista panorâmica sobre a cidade e a Ponte Nova.
Ao descer para o centro, fui percorrendo as suas pacatas ruas e ruelas até chegar à Praça Hlavné Námestie com a sua bela arquitectura e ambiente cosmopolita.
Provavelmente nunca teria visitado Bratislava se esta cidade não estivesse tão perto de Budapeste, mas realmente vale a pena passar por lá um dia com calma e tranquilidade. A cidade é bonita, barata e as pessoas são realmente muito simpáticas. A Eslováquia revelou-se uma agradável surpresa.
Bratislava - Eslováquia
Março 2017





