Berlim - Roteiro II

Visitar o Muro de Berlim era um sonho que se tornou realidade. Adoro história e esta barreira física que foi construída pela RDA durante a guerra fria é realmente um marco, porque dividiu a Alemanha e o Mundo em duas partes e durante quase 30 anos. Tudo começou após o fim da Segunda Guerra Mundial e com a derrota alemã que originou a sua ocupação pelas forças aliadas. Assim foi "dado" aos Estados Unidos da América, Inglaterra, França e União Soviética um sector distinto dentro da Alemanha. Os três primeiros países uniram-se num regime capitalista que se passaria a designar de República Federal da Alemanha (Alemanha Ocidental). Por outro lado, a União Soviética criaria a República Democrática Alemã (Alemanha Oriental).

Construído no dia 13 de Agosto de 1961, o muro era composto por 302 torres de observação, 66,5 Km de metal e 127 redes electrificadas com alarme. Este muro era patrulhado por militares da Alemanha Oriental que tinham ordens para matar quem tentasse passar para o outro lado. Nesta época, as discrepâncias económicas e sociais entre as "alemanhas" eram tantas que milhões de cidadãos arriscavam as suas próprias vidas para cruzar a fronteira e fugirem de Berlim Oriental. 
Para que o Mundo recorde o pesadelo de uma cidade dividida foram criados inúmeros museus e memoriais como o Checkpoint Charlie, o Berlin Wall Memorial e o centro de documentação de Bernauer Straße.

O Muro foi derrubado em 1989 e a cidade decidiu que se tinha de reinventar, mudar e ganhar esperança num futuro mais promissor. Assim sendo, foi criado o East Side Gallery mesmo ao lado do rio Spree e da belíssima ponte de Oberbaumbrücke. Esta galeria apresenta 105 pinturas de artistas de todo o mundo e foi iniciada em 1990, no lado leste do muro de Berlim.

Berlim
Alemanha - Março 2016

Related Posts: