Berlim pode não ter um monumento emblemático, mas é uma cidade fantástica, repleta de animação e com muita história para contar. Nesta localidade viveram-se momentos de mudança durante os últimos 80 anos - primeiro a guerra, destruição e separação e posteriormente a reunificação. De forma a ver esta cidade em tempo limitado decidi optar não só por andar e muito a pé, mas também pelos autocarros turísticos Hop On Hop Off.
Decidi ficar hospedada em Alexanderplatz que é uma das maiores praças da Europa e que em tempos foi capital da cidade de Berlim Leste, durante a Guerra Fria. A principal atração desta praça é mesmo a Torre Berliner Fernsehturm que é um dos maiores edifícios da Alemanha e o mais alto desta bela cidade: com 368 metros.
Deste ponto da cidade pode-se visitar a Catedral de Berlim que tem a designação de Igreja de Santa Maria (Marienkirche) e também a ilha dos museus.
No coração de Berlim Ocidental encontra-se o jardim Tiergarten e também o Siegessaule - Coluna da Vitória. Inicialmente este monumento encontrava-se localizado junto do Reichstag, mas foi transportado para o seu local atual em 1937.
Apesar de Berlim ainda apresentar uma mistura de prédios antigos e que relembram a presença soviética nesta região, a mesma tornou-se ao longo dos últimos anos numa capital multi-cultural, muito moderna e extremamente interessante.
















