Auschwitz

Quem vai à Polónia e se interessa por história, tem obrigatoriamente de visitar os campos de concentração: Auschwitz-Birkenau. Não é uma visita fácil mas é importante "revivermos" um dos maiores massacres da humanidade - o Holocausto - para podermos aprender e tentar não repetir os erros do passado. Anteriormente já tinha visitado o campo de Dachau - que serviu de modelo para a criação de Auschwitz. No entanto, desta vez decidi fazer um tour guiado. 
Mal se entra no campo de concentração de Auschwitz reparamos de imediato num portão adornado com a frase "Arbeit macht frei" que significa: "O trabalho liberta" e que é o lema dos campos de concentração nazis. Ao longo do caminho, uma das coisas que mais me impressionou foi ver os restos de cabelo das vítimas, as suas malas e outros bens materiais que lhes eram retirados sem dó nem piedade, para que se sentissem totalmente humilhados. 


























































































































Em Auschwitz-Birkenau foram assassinados entre 1,5 a 2 milhões de pessoas de 27 nacionalidades distintas. A maioria, cerca de 90% dessas pessoas eram judeus. Este campo foi construído em 1940 e até 1944 os comboios paravam na estação de mercadorias de Auschwitz. No entanto, uns anos mais tarde começaram a ser encaminhados para a estação de Birkenau que tinha sido construída para esse mesmo fim. Aí os oficiais e médicos das SS efetuavam uma separação dos deportados. Uns iam para os campos de trabalho e os restantes eram enviados para as câmaras de gás. 
É impossível não se ficar chocado com este local, porque esta é realmente uma página muito negra da história mundial.

Auschwitz - Oswiecim
Polónia
Novembro 2015