Em Julho finalmente chegou a hora da viagem mais esperada do ano: a nossa visita à Grécia. Uma vez por terras gregas, não poderíamos deixar de visitar a sua capital que é realmente fascinante para todos os que apreciam história como eu, porque é verdadeiramente um museu ao ar livre. No primeiro dia em Atenas decidimos visitar logo a famosa praça Syntagma que ficou conhecida por ser palco das inúmeras manifestações que os gregos fizeram ao longo do último ano.
Perto do Syntagma podemos encontrar a simpática praça de Monastiraki que foi batizada, no século XVII com esse nome, porque ali encontra-se um mosteiro. Nas animadas e divertidas ruas circundantes ao Monastiraki existem inúmeras lojas, cafés e restaurantes que se enchem de dia e noite com turistas e locais.
No famoso e também muito divertido bairro de Plaka podemos avistar a Agora Antiga que foi o centro político e religioso da antiga Atenas. Este edifício foi reconstruído em 1956 e atualmente alberga um museu.
Ainda neste primeiro dia, visitei O Templo de Hefesto que é considerado o templo mais bem conservado do mundo. Durante séculos este espaço foi a principal igreja Ortodoxa de Atenas, mas no século VII d.c. foi convertido numa igreja cristã.
Atenas é realmente uma cidade histórica e que me agradou imenso e ao contrário do que muitos diziam não a achei desorganizada e feia. Muito pelo contrário! E apesar da Grécia estar a enfrentar graves problemas financeiros, nas ruas de Atenas vive-se com tranquilidade e posso mesmo dizer que fomos extremamente bem recebidos por todos nesta histórica capital europeia.
Atenas - Grécia
Julho 2015

















