Belfast

Há muito tempo que queria conhecer a Irlanda do Norte e a sua capital: Belfast. Apesar de ser uma pequena cidade pintada em tons de cinzento, a mesma alberga muita história e é realmente uma localidade interessante. Muitos não sabem, mas foi em Belfast que foi construído o Titanic, também conhecido entre os irlandeses como "The Queen of the Ocean" (A rainha dos Oceanos). Esse feito é motivo de orgulho para os habitantes desta cidade e por isso mesmo foi criado o Titanic Experience - um grandioso "museu" que custou cerca de 97 milhões de libras e que nos ajuda a entender melhor a história de um navio grandioso que se afundou na sua viagem inaugural. A visita ao Titanic Experience é realmente imperdível. 

















































Uma vez que choveu durante grande parte desta minha viagem, cheguei à conclusão que a melhor opção seria apanhar o Bus turístico para conhecer as restantes partes da cidade. Foi uma boa ideia e por 8 libras (preço promocional) andei de forma mais confortável e conheci as principais atrações de Belfast. Um dos primeiros locais por onde passei foi pelo Albert Memorium Clock - um relógio que faz lembrar o Big Ben e que se tornou um dos emblemas desta localidade, ao longo dos anos. 

A história de Belfast está muito ligada a graves conflitos políticos/religioso que decorreram entre as décadas de 60 e 90 entre católicos e protestantes. Nessa época foram criados murais que serviam para demarcar os territórios. Em 1998 foi assinado o "Good Friday Agreement" (Acordo de Sexta-Feira Santa) que marcou o fim do conflito. No entanto, estas obras de arte de rua mantêm-se "vivas" e são agora uma forma de protesto pacífico, ainda que algumas mantenham um certo tom provocatório.

Depois desta visita história decidi ir até ao Cat Castle. O castelo de Belfast tem vistas deslumbrantes porque se situa numa das partes mais altas da cidade e como o nome indica tem muitos gatos espalhados pelo seu belo jardim.



De volta ao centro, o City Hall é mais um dos símbolos desta cidade. O edifício é imponente e ocupa por completo a Donegall Square. No seu interior podem-se encontrar alguns objetos que foram construídos para o Titanic e também vitrais lindissimos. 



Estive 3 dias em Belfast e esta deve ser uma das localidades menos turísticas que já visitei. No entanto gostei imenso da cidade pela sua história e sobretudo pelos seus habitantes que são extremamente afáveis e mesmo muito simpáticos.

Belfast 
Irlanda do Norte
Maio 2015