Lisboa - Roteiro II

Se alguém decide conhecer Lisboa... então tem obrigatoriamente que visitar Belém, uma freguesia que está intimamente ligada à época dos Descobrimentos. Hoje em dia, esta zona ribeirinha tem vários espaços verdes, muitos museus, monumentos e sobretudo muitos turistas.
Para começar um passeio por Belém, o ideal será ir direto ao belo Mosteiro dos Jerónimos que é um exemplo da arquitectura manuelina da época e que foi construído para evidenciar a riqueza da nação portuguesa. Encomendado por D. Manuel I, este monumento foi construído por volta de 1501 e foi financiado - em grande parte - pelo "dinheiro da pimenta". Ou seja, pelos lucros obtidos com o comércio das especiarias que tinham sido trazidas da Índia.









Mesmo ao lado deste Mosteiro encontra-se o Centro Cultural de Belém que foi erguido nos anos 90. Trata-se de um moderno edifício que alberga espectáculos de teatro, música e dança.

Uns metros à frente, os turistas encontram o Padrão dos Descobrimentos que foi estrategicamente colocado em destaque, na margem do Rio Tejo. Este monumento foi construído em 1960, para assinalar os 500 anos da morte de D. Henrique - o Navegador. Com 52 metros de altura, o Padrão dos Descobrimentos tem a forma de uma caravela - como é bem evidente - e celebra os marinheiros. 

Do lado oposto, encontra-se a Torre de Belém que também foi encomendada por D. Manuel I, entre 1515-21 e tornou-se um dos símbolos dos descobrimentos. A beleza deste monumento está sobretudo no seu exterior, mas é precisamente do seu interior - na zona das galerias - que se tem uma vista maravilhosa para o Tejo.




Estando nesta zona de Lisboa não poderia deixar de voltar a saborear os famosos e deliciosos pastéis de Belém. Os mesmos são famosos em território nacional e internacional e apesar de inúmeras tentativas de imitação, os mesmos mantêm-se incopiáveis e têm um sabor único.

Uma novidade - pelo menos para mim - foi ter encontrado uns Pásteis de Cerveja de Belém que também são muito famosos entre os turistas. Diferentes mas igualmente saborosos são mais um doce típico de Lisboa.

Lisboa
Março 2015