Dachau é - à primeira vista - uma encantadora e pequena cidade alemã que fica localizada a 20 km de Munique. No entanto, esta localidade esconde uma história bem triste e algo sombria, porque foi precisamente nesta região que os nazistas construíram o primeira campo de concentração da Europa, no ano de 1933. Este acabaria por servir de modelo para todos os outros campos de concentração que surgiram de norte a sul da Alemanha.
Atualmente este espaço transformou-se num memorial, está aberto ao público todos os dias e dá a conhecer uma parte negra da "nossa" história. Mas apesar de tudo é um local que nos ensina lições de vida porque às vezes faz bem recordar o passado... para nunca mais nos esquecermos do que aconteceu e consequentemente não voltarmos a cair nos mesmos erros.
Durante os 20 anos em que este campo de concentração existiu, foram encarceradas mais de 200 mil pessoas e foram mortos cerca de 41 mil "prisioneiros". Apenas no dia 29 de Abril de 1945 é que as tropas americanas conseguiram libertar os sobreviventes.
É impossível visitar um local destes e não se sentir uma enorme tristeza, choque e até uma certa dos e de revolta e chegamos à conclusão que realmente o ser humano é capaz das maiores atrocidades. Mas visitar um campo de concentração é também uma forma de "despertar consciências" e posso dizer com toda a certeza que passei a olhar para o futuro de uma outra forma.
Dachau
Alemanha - Junho 2014




















