Bolonha

Bolonha é a capital da região de Emília-Romanha e fica localizada no centro norte de Itália. Conhecida pela sua "dolce vita", esta localidade encontra-se repleta de belos monumentos, arte, boa gastronomia e simpatia. No centro histórico de Bolonha, mais precisamente na Piazza Maggiore, concentra-se a Basílica de San Petronio, o Palazzo dei Notai e ainda o Museu Arqueológico da cidade.


Na Piazza Maggiore encontra-se igualmente a fonte de Neptuno - que foi construída em 1565 - e que também é conhecida como "il gigante".

Dedicada ao padroeiro da cidade, a Basílica de San Petronio foi fundada em 1390 e é considerada um dos maiores e mais importantes edifícios medievais construídos em tijolo, em Itália.

Bolonha só pode ser descoberta - na sua totalidade - através das suas charmosas e bem distintas ruas. Trata-se de uma cidade surpreendente, acessível e bastante agradável.


Outro marco desta cidade são as Torres Asinelli e Garisenda. Estas torres foram construídas entre 1109 e 1119 e encontram-se estrategicamente localizadas à entrada da cidade.



Em cada esquina Bolonha vai oferecendo diversos pontos de interesse turístico. Mesmo às portas da estação de comboio da cidade - de onde partimos para outras paragens - encontra-se a Porta Galliera. Este monumento foi construído em 1200 para proteger a fortaleza papal, mas acabaria por ser destruído pelo povo que se revoltou contra a Igreja. Esta porta medieval foi reconstruída com as características atuais entre os anos 1660 e 1663 e restaurada em 2007.

Bolonha
Itália - Junho 2014