O Porto é uma cidade com inúmeros segredos bem guardados. Os turistas ficam fascinados com a história e beleza desta cidade porque parece que em cada canto se encontra algo novo. Assim sendo, num novo roteiro da cidade invicta decidi começar pelo bonito Palácio da Bolsa. Já aqui tinha referido anteriormente que tive a oportunidade de conhecer este espaço na passagem de ano. O Palácio da Bolsa é um espaço inovador e aberto à comunidade que apresenta uma beleza única e que foi criado no século XIX e fica localizado na Rua Ferreira Borges.
Mesmo ao lado deste monumento encontra-se o Mercado Ferreira Borges. Este espaço foi construído no ano de 1885, com o intuito de substituir o antigo Mercado da Ribeira. No entanto, este mercado rapidamente perdeu as suas funções primárias e passou a ser utilizado para fins diversos. Actualmente o Mercado Ferreira Borges alberga o Hard Club.
Com uma vista fascinante para a Ribeira encontramos também a Igreja de São Francisco. Considerada monumento nacional, esta igreja foi construída no século XIV e é realmente um espaço fabuloso.
Subindo rumo à bonita estação de São Bento encontramos a Praça Almeida Garrett, onde vislumbramos a Igreja dos Congregados. Este espaço foi criado no ano de 1680.
Na zona da baixa do porto encontram-se diversas ruas bem pitorescas e peculiares como - por exemplo, a Rua Galeria de Paris. Estas ruas distinguem-se por albergar inúmeros bares e ainda espaços comerciais de renome. À noite esta é uma das zonas mais movimentadas da cidade invicta mas durante o dia também é um local bastante agradável.
Já na Rua das Carmelitas encontra-se uma das mais bonitas livrarias do Mundo: a livraria Lello. Este espaço comercial foi fundado no ano de 1906 e desde esse momento tem conquistado os amantes da leitura e também todos aqueles que apreciam uma bela obra arquitectónica. De salientar ainda que este é um dos mais emblemáticos edifícios do neogótico português.
*As imagens nesta colagem foram retiradas da internet porque no interior da Livraria Lello é proibido tirar fotografias.
Porto
Fevereiro 2013